Sistemas de Gestão da Qualidade
Os Sistemas de Gestão da Qualidade (ISO 9001) são, com grande probabilidade, a forma mais eficiente de garantir que a sua empresa entende as expectativas dos clientes e é capaz de fornecer produtos consistentes e conformes. Este é um aspeto fundamental em mercados cada vez mais competitivos.
A norma ISO 9001 fornece um conjunto de requisitos para a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade. A sua correta implementação permitirá reduzir custos, melhor o desempenho, e a garantia perante clientes que os produtos e serviços fornecidos pela empresa respondem às suas necessidades e expetativas estando em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis. Pressupõe uma abordagem por processos conducente à melhoria contínua e a avaliação e aumento da satisfação de clientes.
Quais as vantagens de implementação?
Comprovar o compromisso da organização com a qualidade e satisfação do cliente;
Assegurar que os seus produtos e serviços cumprem com os requisitos do cliente e com a legislação aplicável;
Assegurar a melhoria do desempenho do produto/serviço e, consequentemente, aumento da satisfação de clientes e a sua fidelização;
Conseguir definir, implementar, manter e melhorar estratégias proativas para identificar e resolver os problemas de qualidade antes que estes originem perdas ou reclamações;
Assegurar a definição para toda a organização prioridades de atuação;
Simplificar circuitos e eliminar tarefas repetidas;
Definir de forma clara (e documentada) as responsabilidades e a autoridade;
Reduzir custos por via de benefícios de organização e aumento da produtividade;
Melhorar a comunicação, motivação e a satisfação dos colaboradores;
Melhorar a imagem da empresa no mercado e aceder a novos mercados;
Aumentar a credibilidade perante investidores e fornecedores por via do modelo de gestão implementado na organização.