Segurança e Higiene no Trabalho
Autorização Nº 760210611 da Autoridade Para As Condições Do Trabalho (ACT) para a Prestação de Serviços de Segurança e Higiene no Trabalho
Higiene e Segurança no Trabalho
Este departamento está munido de técnicos com conhecimentos e experiência em toda a matéria relacionada com a segurança dos trabalhadores, suas condições de trabalho e riscos profissionais. O principal objectivo é eliminar ou minimizar os riscos associados ao local de trabalho e ao processo produtivo bem como prevenir doenças profissionais.
Por forma a dar resposta às obrigações legais nesta área, realizamos:
- Auditorias de Segurança e Higiene no Trabalho;
- Identificação e Avaliação dos Riscos dos Profissionais;
- Medição e Avaliação do Ruído nos Locais de Trabalho;
- Avaliação das Condições de Luminância e Iluminância;
- Planos de Prevenção de Segurança e Saúde;
- Avaliação do Ambiente Térmico;
- Acções de Formação.
Auditorias de Higiene e Segurança no Trabalho
Estas auditorias são efectuadas por técnicos credenciados, que procedem ao levantamento das condições de trabalho existentes, elaborando posteriormente o respectivo relatório de forma a que a Empresa Associada possa dar cumprimento à legislação em vigor.
Identificação e Avaliação de Riscos Profissionais
A Análise de Riscos consiste na detecção, identificação, avaliação e quantificação do risco existente. Tem como objectivo promover as condições de trabalho de forma a garantir as condições físicas e psíquicas da população trabalhadora, contribuindo assim, para o seu bem-estar e para a prevenção de acidentes de trabalho e doenças profissionais.
Medição e avaliação de ruído nos locais de trabalho
De acordo com a legislação em vigor é efectuado o estudo de exposição ao ruído, bem como a elaboração de planos de prevenção e respectivas medidas correctivas.
A Análise é efectuada por posto de trabalho por forma a determinar a Exposição Pessoal Diária.
Avaliação das Condições de Luminância e Iluminância
A luminancia e iluminancia são factores que influenciam o conforto, bem-estar e saúde dos trabalhadores no seu ambiente de trabalho.
Os valores desta avaliação no ambiente de trabalho estão relacionados com o tipo de tarefa realizada, tendo como base, o recurso a equipamentos técnicos certificados e à legislação em vigor.
Planos de Prevenção de Segurança e Saúde
Uma vez solicitados pelas empresas associadas, elaboram-se Planos de Segurança e Saúde bem como Planos de Emergência. Estes documentos, são um conjunto de normas e procedimentos, que regem a respectiva empresa e os seus trabalhadores e obrigatoriamente deverão ser do conhecimento colectivo.
Ações de Formação
Os nossos serviços estão habilitados e desenvolvem habitualmente as seguintes acções de formação:
- Sensibilização em Higiene e Segurança no Trabalho;
- Prevenção e Análise de Acidentes de Trabalho;
- Primeiros Socorros;
- Prevenção Combate a Incêndios;
- Higiene e Segurança Alimentar;
- Outros.